Sobre mim

Como toda criança, adorava desenhar.

No meu caso havia um forte incentivo - meu pai, que gostava de fazer desenhos em papel carbono para cada um dos 3 filhos colorirem após o jantar.

Um pouco mais velho, fiquei encantado com uma 'cidade fictícia' do irmão de um amigo meu. Uma cidade desenhada a lápis, em folhas de papel sulfite, que emendadas, tomavam o chão do quarto todo.

Ainda adolescente, entrei em contato com um arquiteto amigo da família (que projetou nossa casa), e acredito que através dessas experiências veio o desejo de ser arquiteto, e assim trabalhar em alguma área relacionada ao desenho.

Entrei na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, em 1993, e desde então tudo o que eu faço está relacionado a esse campo.


Minhas perspectivas arquitetônicas estão presentes desde essa época, entre projetos urbanos e reformas de banheiros.
Até hoje, já realizei mais de 1.600 ilustrações arquitetônicas.

Mas meu envolvimento com o desenho felizmente não se restringiu as pranchetas. Em 2008 descobri o Sketchcrawl e o Urban Sketchers, ambos canais on-line de compartilhamento de desenhos feitos 'on site'. Tais blogs vieram a se tornar grande comunidades mundiais de apaixonados por desenho.

Os sketchbooks, ou diários gráficos como alguns o chamam, são agora parte da minha rotina. Sempre que posso, registro aquilo que me chama a atenção por ai, na minha cidade ou em minhas viagens.


Em 2008 me tornei um dos correspondentes brasileiros oficiais do blog internacional de Urban Sketchers, retratando a aspereza e a riqueza urbana de São Paulo, e principalmente a simpatia que carrego por este bairro onde nasci e cresci, a Pompéia.


Já participei de dois simpósios internacionais de desenho, em Portugal e República Dominicana, onde fiz muitos amigos, todos apaixonados por desenho de alguma forma, cada um com seu estilo ou interesse.

Ainda em 2011 fundei juntamente com os ilustradores João Pinheiro e Juliana Russo o Urban Skechers Brasil, a versão brasileira oficial do blog de Gabi Campanario.

Compartilhar essa paixão pelo desenho foi além do universo da web: O Curso do Bajzek nasceu em 2010 e já atendeu mais de 300 estudantes em São Paulo, São Luis, Fortaleza e Santo Domingo, na República Dominicana.

Eu costumo dizer que eu desenho para ganhar dinheiro, para ensinar e para me divertir.







19 comentários:

  1. Eduardo,
    Como vai? Tudo bem?
    Tenho interesse em fazer um curso para aprender a fazer sketches rápidos de cenas envolvendo arquitetura e também pessoas. Sou publicitário e fotógrafo. Desenvolvo uma linha de fotos que precisam de ilustrações como em um storyboard para serem organizadas e produzidas. Sou da geração photoshop e sempre resolvi meus trabalhos layoutando no photoshop mas sempre tive muita admiração por quem desenha bem. Na realidade curto muito o visual dos sketches pois eles demonstram o que se pretende, a perspectiva e tal, mas se deixa muito para a imaginação terminar de completar a imagem. Além de ter um visual muito legal. Enfim, você tem esse curso ou pode me indicar onde fazê-lo.

    Um abraço.

    Fernando Sandoval Mendes

    Obs.: Você pode ver um pouco de meu trabalho em www.fmfoto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando, tudo bom?
    O meu curso é um pouco mais voltado para estudantes e profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo. Mas já tive ilustradores de outras áreas por lá tb que tinham interesse em justamente aprimorar um pouco os conceitos de paisagem / cenário / ambiente.
    De uma olhada na outra página deste blog - Sobre o Curso.
    Ou posso te indicar para que de uma olhada na Quanta Academia de Arte, ou ainda meus amigos Michel Stein e Gustavo Luz, da Stein+Luz que tem um excelente curso com foco mais em desenhos rápidos.
    Acho tb que os marcadores poderiam te ajudar muito neste campo, por serem rápidos e eficientes.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Quem tiver interesse em participar seus trabalhos no site www.sesbook.com.br visite a página de arte ou miniatura: http://www.sesbook.com.br/indexarte.asp ou http://www.sesbook.com.br/indexminiatura.asp

    ResponderExcluir
  4. Ola Eduardo,
    Boa tarde.
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo por seu brilhante trabalho. Gostaria de usar uma de suas artes em um material que estamos desenvolvendo e que sera entregue ao Governo de SP.
    Por favor, se possível me passar seu contato ou me responder por mail agradeço:
    juliana@redenegociossustentaveis.com.br

    Abraços
    Juliana

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ola gostaria de usar suas imagens em um calendario da minha empresa de arquitetura, como posso proceder? aguardo seu contato maira@ameni.com.br

    obrigada
    Maira Ameni

    ResponderExcluir
  7. ola gostaria de usar suas imagens em um calendario da minha empresa, como posso proceder?
    aguardo seu contato, maira@ameni.com.br

    obrigada
    Maira Ameni

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Eduardo. Tudo bem?

    Desculpe o incômodo. Estava pesquisando na internet a respeito de quadros, cujos temas retratassem a Av Paulista e me deparei com seu blog.

    Sou psicólogo e faço meus atendimentos fora do consultório, atendendo pacientes mais graves que não conseguem se beneficiar com um atendimento mais tradicional. Enfim, a questão é que tenho uma ligação muito especial com a Av Paulista... Depois podemos trocar mais ideiais, se possível.

    A partir disso, gostaria de saber de vc se há a possibilidade de encomendar um quadro da Av Paulista contigo e se vc tem interesse, logicamente rs! Tenho um local reservado para colocá-lo em meu ap, contudo, ainda não sei ao certo o tamanho.

    Gostaria de saber a respeito dos valores e de como podemos conversar a respeito.

    Aguardo o envio de seu contato direto.
    Desde já agradeço sua atenção.

    Filipe Colombini.

    ResponderExcluir
  9. Ola, gostaria de receber uma proposta e portifolio de trabalho seu pra perspectivas e plantas de projetos de urbanismo

    ResponderExcluir
  10. Ola gostaria de receber uma proposta sua para perspectivas e plantas de urbanismo

    ResponderExcluir
  11. Eduardo faço desenhos animados e ilustro livros. Acho que essa mesa seria muito boa para me auxiliar no trabalho. Me responda uma coisa, ela esquenta? Posso usar no colo mesmo? Abração e parabéns pelo trabalho. Se precisar de desenhos animados educativos ou de treinamento ou mesmo de entretenimento me chama pelo email: animastrella@gmail.com Abraços Mastrella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexadre, tudo bem? Não, a mesa não esquenta não...ela é ótima.
      Obrigado pela visita e abraço!

      Excluir
  12. Olá Eduardo,
    Tenho interesse em utilizar uma de suas artes para ilustrar o site de uma empresa que oferece serviços de planejamento urbano. Existe essa possibilidade?
    Caso haja, meu email é: lorenasbrito@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Eduardo,
    tem algum curso previsto pra Curitiba?
    ou você algum lugar onde eu possa fazer um curso parecido aqui em Curitiba?

    ResponderExcluir
  14. Ola Eduardo.

    Parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de usar uma de suas artes em um material que estamos desenvolvendo sobre edifícios (prédios em geral).
    Por favor, se possível me passar seu contato ou me responder por mail agradeço:
    victorcdda@gmail.com.

    Abraços
    Juliana

    ResponderExcluir
  15. Olá Eduardo, boa tarde!

    Estou pensando em fazer um desenho na parede do escritório, você faz este tipo de trabalho? Seria um skyline da Paulista.

    Se faz como podemos fazer um orçamento?

    Att,

    Miro.

    ResponderExcluir
  16. Olá Eduardo, você faz desenhos em parede de escritório? Estamos pensando em um skyline da Paulista com poucos detalhes, a parede é cinza com 9 metros e o desenho seria com linhas brancas.

    Se interessar,

    Abç,

    Miro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miro, tudo bem?
      Bacana! Sim, podemos conversar a respeito. Anote meu email: edubajzek@gmail.com

      Obrigado!

      Excluir