03 fevereiro 2012

Sketches a nanquim

Hoje eu enganei meu eu-sabotador e desenhei, literalmente, no caminho. Eu vinha da concessionária (revisão do carro...aquelas coisas chatas) e disfarçadamente levei um caderno e duas canetas nanquim...
Parei na maior pirambeira da Pompéia, o terror dos motoristas amadores: a Rua Paris.
De Paris essa rua não tem nada, assim como a Hawai, logo ali em cima.
Mas é uma delícia desenhar ladeiras não? Essa era alvo antigo.
Fiz o primeiro desenho (acima) de maneira mais apurada, prestando atenção à perspectiva e a direção das linhas que definiam a inclinação da rua. Procurei criar um centro de interesse adensando a folhagem, tomando muito cuidado para não poluir, e acho que parei na hora certa. Inclui no desenho os homens que trabalhavam em um telhado.

Os sketches acima foram feitos de maneira quase imprudente...rsrs. Comecei errando feio no topo do prédio (desenho da esquerda), mas resolvi seguir em frente, e ai acelerei o traço. Em alguns momentos percebi que minhas linhas ficaram quase abstratas. O segundo ficou mais interessante, pois inclui o primeiro plano e mantive a idéia de desenhar com mais movimento...


Depois de escaneado, resolvi criar umas manchas para organizar o desenho. Podia ter feito isso primeiro, lá no local, se tivesse com essa caneta. Mas valeu como estudo.
Agora, quero muito voltar lá e refazer essa pitoresca vista com aquarela ou marcadores.

2 comentários: