27 novembro 2011

Atualizando...

Faz uns dias que não movimento esse blog...
Aqui vão alguns sketches que eu fiz recentemente, no 1º Encontro Urban Sketchers em São Paulo, que aconteceu no último dia 15.
O dia estava péssimo, choveu o tempo todo, mas nós fomos à Estação da Luz e Pinacoteca para desenhar.
Com toda a chuva juntamos 15 pessoas! Foi muito bom desenhar na estação...lugar fantástico com uma beleza arquitetonica singular e louquinhos à espreita.
O primeiro desenho foi este:


























Já na Pinacoteca, eu me dediquei a desenhar essa pirâmide espelhada que está cravada nas passarelas. Forcei um pouco a perspectiva para inclui-la por inteiro.
E ainda fiz este desenho com linhas mais apuradas:

Naquele final de semana eu ainda fiz este desenho, nas proximidades de casa:



























Pequeno update do Curso:
Já temos 4 inscritos para a primeira turma de 2012!

Abraços

12 novembro 2011

Novas Turmas do Curso - Janeiro de 2012!


É com muito prazer que estou lançando as novas turmas para o Curso de Valorização de Projetos.
O início das aulas será no dia 21 de janeiro de 2012, em duas opcões de horários: manhã e tarde (veja acima).
As aulas são ministradas na bem equipada Stein+Luz, que oferece diversos outros cursos. Veja o site deles. Além dos cursos, a Stein+Luz trabalha com ilustração arqutetônica, então o aluno estará imerso nesse universo do desenho.
Quem tiver interesse, por favor envie um e-mail para edubajzek@gmail.com
Se quiser conhecer o local das aulas, será bem recebido!

Universiades 2017 - Brasilia

Recentemente fiz um trabalho para o escritório Castro Mello Arquitetos, contemplando os espaços esportivos que irão atender o jogos "Universíades 2017". O projeto será implantado em Brasilia, e incluirá o Estádio Nacional, já em obras para a Copa de 2014.
A solicitação veio numa quinta-feira a noite...o prazo era apertadíssimo mas eu resolvi encarar. Foram 06 perspectivas em exatamente uma semana de trabalho. Um dos trabalhos mais puxados que eu já peguei.
Comecei criando modelos simples em 3D das diversas arenas esportivas: judô, tênis, ginástica, futebol de areia e volêi. Em cima desses modelos fiz alguns croquis para aprovar os ângulos com o cliente.
O próximo passo foi elaborar os desenhos, definindo melhor as estruturas, acrescentando detalhes como placares e equipamentos, e enfim, incluindo as pessoas.
Posto aqui os 06 desenhos:











Este último desenho foi usado em alguns eventos do Governo do Distrito Federal. Veja essa foto:

O logo da Universiade 2017 - Brasilia, eu criei para ilustrar melhor os desenhos...as estrelas são do logo da FISU, a federação dos Internacional University Sports.

A técnica empregada foi de marcadores, com pequenos ajustes em Photoshop. 
Esses e outros detalhes eu conto em uma das minhas aulas, do Curso de Valorização de Projetos.

08 novembro 2011

Aula de perspectivas com 01 ponto de fuga.

No último sábado finalizamos a 2º parte da aula de perspectiva com 01 ponto de fuga, do Curso de Valorização Artística de Projetos (preciso de um apelido para esse curso...alguém tem alguma idéia pra me ajudar? rs).
Foi a primeira vez que fizemos colorida, a fachada da lojinha que eu criei para este exercicio. Até então vinhamos fazendo a mesma a grafite, como postado aqui.
Mesmo projeto, mesmo tema, mesmo ângulo e ainda resultados bem particulares e interessantes.
Ao final da aula eu propus o seguinte: os alunos deveriam fazer o mesmo desenho (feito em aproximadamente 6 horas), em apenas 30 minutos. A idéia foi concentrar toda a informação e técnica que eles aprenderam em apenas alguns minutos. Foi legar ver a concentração e a empolgação de todos - os marcadores permitem chegar a bons resultados em pouco tempo.
Mas me perguntaram antes:
"E porque não fazemos o croqui antes do desenho 'bem acabado'?"
A resposta foi "com que ferramentas você iam fazer o croqui? Agora vocês já sabem um pouco da técnica de marcador, estudaram sombras, perspectiva, composição e desenhos de vegetação".
É isso, minha idéia é trabalhar criando um bom alicerce, bem estruturado, para quando necessário poder condensar todo o conhecimento, por exemplo, em um croqui.
Infelizmente não estavam todos na última aula, mas posto aqui algumas fotos:
Todos juntos no final da aula para analise geral
Antonio Cesar e Alexandre Grazzini
Vinicius Kuboyama e Hare Lans
Valeria Scigliano e Luciana Olivieri
Luciana Olivieri e Gustavo Secco
Turma reunida (faltando 2 alunos)
Aula que vem faremos a mesma loja, mas em um esquina. Ou seja, com 02 pontos de fuga.
Novos desafios.

01 novembro 2011

Perspectivas Arquitetônicas com 01 ponto de fuga

Recentemente tenho falado bastante de perspectiva com 01 ponto de fuga. Foi tema do workshop na Unicsul e da última aula do Curso de Valorização de Projetos.
Eu usava 01 ponto de fuga com frequencia, no início. Certamente porque era mais fácil a montagem (na época montava tudo 'na raça'). Bastava colocar uma parede em escala e puxar as profundidades.
Fiz há pouco uma seleção desses desenhos - todos antigos, sendo a maioria com mais de 10 anos.
É interessante notar como eles são mais 'duros'.
De qualquer forma, tenho utilizado 01 ponto de fuga como um exercício para relembrar alguns conceitos para quem já conhece o assunto, e introduzir outros para quem ainda não se aprofundou nas perspectiva lineares.
É ótimo para focar na questão da profundidade das formas...existe uma tendência forte em fazermos as formas muito mais profundas do que na verdade são.
Dos desenhos selecionados que eu falei acima, posto aqui 3 deles:

Anastassiadis Arquitetos - gosto desse pela composição e recortes feitos na moldura do desenho. Gosto também da maneira como eu resolvi as caixinhas de CD. As pessoas, por sua vez, estão bem feinhas (desenhava de memória).






Arquiteta Helena Viscome. O ponto de fuga bem deslocado do centro deixou o desenho menos duro. Lembro que a dificuldade desse desenho era representar a luz que a arquiteta havia colocado dentro das prateleiras dos livros...




Arquiteto Miguel Vigil. Um croquisão bem sucedido, na minha opinião, talvez pelo vermelho das pastilhas que ajudou bastante. Ficou legal, mesmo com o excesso de linhas brancas (eu usei e abusei desse recurso por um tempo).

Coloco aqui uma frase de Francis DK.Ching, que serve como encunciado para explicar como determinar profundidade na perspectiva, sem recorrer há montagens de perspectivas cônicas complexas (exatas):
A medição da profundidade requer certo grau de julgamento baseado na observação e experimentação”.  
É dessa forma que trabalhamos no curso.