26 janeiro 2011

Feriado em São Paulo?

Fui desenhar! Um belo dia (quente pra caramba) e um parque de diversões para adultos-desenhistas.
O Parque Dom Pedro, no Centro, abrigou ontem uma exposição de carros antigos. Além de muitos fusquinhas-chapa-preta, havia lá algumas traquitanas interessantes, como um avião DC3, máquinas diversas e até uma locomotiva.
Eu desenhei apenas duas coisas, e não foram carros.
O tal avião - que com suas chapas metálicas rebitadas nos chamou a atenção logo de ínicio.

Mas cometi um erro frequente: começar por um desenho difícil e já partir para uma representação detalhada. O ideal é começar com sketches bem soltos, descompromissados.
Dessa vez eu revisitei uma técnica que apliquei poucas vezes - fiz o desenho direto com marcadores, sem traçar com lápis ou nanquim. É uma maneira diferente de pensar, embora eu tenha feito algumas linhas genéricas para captar o avião. Pensei mais em cores que em linhas.
Depois me perdi nas curvas e detalhes de uma máquina a vapor do século XIX. Ave Maria, quanta roda tinha aquele negócio!

Fiz o fundo colorido em casa, para revelar os muitos espaços negativos que havia no desenho. Fiquei tentado (e ainda estou) a colorir a máquina em si...quem sabe.
Já estive no Parque Dom Pedro II antes (veja neste link), em uma outra exposição de carros. Na ocasião eu desenhei o Palácio das Indústrias. Esse lugar é fantástico para quem quer se divertir desenhando.

23 janeiro 2011

Segunda Aula do Curso de Valorização de Projetos

Ontem tivemos a segunda aula do Curso de Valorização Artística de Projetos.
O exercício da segunda aula é a valorização de uma planta baixa, dessa vez com o uso de Photoshop sobre a base feita com marcadores.
Pintamos o piso e os móveis separadamente. Uma vez escaneados, são feitas as paredes e as sombras gerais. Os móveis são recortados do fundo e levados para a planta para adicionarmos alguns efeitos como o drop shadow. O resultado é uma planta com uma leitura bem limpa, refinada, mas ainda com um carater artístico.























Os alunos viram como é possível ir criando um banco de referências de móveis prontos, que podem ser usados em diversos trabalhos, minimizando o tempo de execução.
Próxima aula: Fachada feita à grafite. Estudaremos sombras e vegetação, e preenchimento à grafite.

21 janeiro 2011

Perspectivas para Vicorp Empreendimentos

Entre maio e agosto de 2010 eu realizei um trabalho extenso de perspectivas para a Vicorp Empreendimentos Imobiliários, empresa situada em Vinhedo, interior de São Paulo.
O condomínio será construído em Piracicaba.
Foram ao todo 14 perspectivas feitas em aquarela, e mais duas imagens digitais (fotomontagem e implantação).
Acesso
Portaria
Praça de Esportes
Clube
Piscina
Varanda / Salão de Festas
Pista de caminhada
Praça do Coreto

Praça Teen

Praça Kids
Residência Arquiteto Paulo Belatto

Residência Arquiteto Ricardo Chaim

Residência Arquiteta Denise Laudisse

Residência Arquiteto Gilberto Dias
 
Em breve postarei a fotomontagem e a implantação.

17 janeiro 2011

Primeira aula! Planta baixa

No último sábado começaram as aulas da primeira turma de 2011!
Foi um dia muito especial e eu fiquei muito empolgado. O tempo simplesmente voou. Foram mais de 3 horas de estudos, falando sobre desenho, técnicas e materiais. Havia marcadores espalhados por todo o lado, cobrindo a mesa toda.
O tema da primeira aula foi planta baixa, valorizada totalmente na prancheta. Estudamos desenho de vegetação em planta baixa, sombras, e técnicas de preenchimento com os marcadores e lápis de cor, criando texturas de madeira, objetos metálicos, etc.
Esta é uma imagem do exercício que fizemos.

























Na próxima aula continuaremos com as plantas baixas, mas dessa vez utilizando o Photoshop para criar efeitos interessantes de sombras e texturas. Veremos como é possível criar um banco de 'blocos' de móveis artísticos para serem usados em diferentes trabalhos.
Pretendo em breve postar alguns estudos de alunos também.

Até breve!

09 janeiro 2011

Meus primeiros sketches de 2011!

Ontem fui ao centro de São Paulo com alguns colegas ilustradores...matei as saudades das vistas impressionantes e  da bela arquitetura do início do século passado, que reluta em sobreviver em meio à sujeira e ao abandono.
Saudades nenhuma da degradação social que ainda divide espaço com a vida agitada do centro. Logo pela manhã, eu andei pelas imediações da Praça da República, mas não me senti nada seguro - vi alguns malacos vendendo umas paradas, e alguns moribundos vagando pelas calçadas.
Há mais duas coisas novas que deixarão saudades: o affogato do Café Girondino, onde fizemos nossa primeira parada e o chopp do São Jorge, onde eu encerrei minhas atividades do dia.
Naquela região, entre o Mosteiro de São Bento e a Praça do Patriarca a sensação de segurança é maior, o que não impede de sermos abordados pelos transeuntes, sempre curiosos com a gente. Mas são simpáticos, comentam os trabalhos, fazem sugestões. Um disse que eu devia 'fumar um' para minha mão ficar "mais leve"...
Well, este eu fiz na Avenida São João, sob as marquises do Martinelli:



Desenho só de linhas...fiquei com vontade de usar marcadores, mas a ameaça de uma pancada de água acabou com os planos. E como choveu...
O outro eu fiz entre um chopp e outro:
A Cervejaria São Jorge é um desbunde aos olhos de um ilustrador, forrada de tranqueiras interessantes e desenháveis.
Quem me chamou a atenção, logo de cara, foi esse bozo-voador. Pendurado por correntes, esse aviãozinho vermelho está misturado à garrafas de cervejas, aparelhos de ar-condicionado, capacetes de bombeiros e outras parafernálias. O reflexo nos espelhos começam a me interessar: são desenhos dentro de desenhos...
"Agradeço a São Jorge a mulherada alcançada"...não é uma frase minha, devo dizer. Estava adesivada no espelho da coluna.
Tchau Bozo!

01 janeiro 2011

Último desenho de 2010!

Ontem fui à Avenida Paulista acompanhar meu amigo Gino Olivato que correu a São Silvestre pela primeira vez.
No lugar de carros e ônibus, milhares e milhares de pessoas...uma 'vibe' muito boa no ar.
Evidentemente fui munido do meu sketchbook e marcadores - não perderia mais uma oportunidade de desenhar lá. Meio em pé, meio sentado, o desenho foi saindo aos poucos, enquanto a multidão de atletas e curiosos se deslocava ao meu lado. Tive que mudar de lugar duas vezes, mas felizmente consegui finalizar a montagem do desenho no mesmo local. Colori mais tarde, alguns metros adiante, em um cantinho mais escondido.
E assim finalizei o ano de 2010, fazendo aquilo que eu mais gosto de fazer nessa vida....desenhar.

E parabéns Gino pela sua primeira São Silvestre.