20 setembro 2011

Lisboa 2011 - Parte VII

Voltando à Lisboa...
Muitos desenhos ainda para postar. Com todo o movimento do mês de agosto, foi difícil me organizar para postar tudo em sequência.
Vamos lá!
No dia seguinte ao término do simpósio eu passei o dia com o mestre Gerard Michel, seus filhos, seu sobrinho Fabien Denoel e Irenka, uma polonesa muito bacana que estava no meu albergue.
Pra iniciar o dia, tive uma aula de perspectiva com o Gerard, na Praça do Comércio. Entre muita mímica, palavras ditas em francês, inglês e português (Fabien mora no Brasil), fui tentando entender os conceitos profundos que Gerard tem de perspectiva. Jamais vou esquecer: "one vanishing point, two vanishing point, three, four, five and six! For every view we have six vanishing points!" Ele me explicou também como fez seus 'perspectives games'...uma piração.
Aula de Perspectiva
Gerard e seus incríveis sketchbooks
Seguimos para o bairro do Belém, num apertadíssimo trem, repleto de turistas naquele domingo de manhã.
Gerard generosamente fez um desenho no sketchbook de Irenka. Eu fiquei observando, filmando e tirando fotos. Desenhei-o desenhando também.


Fiquei admirado de ver o quanto seus filhos (dois deles arquitetos) desenhavam bem! Talento de sobra ali! Sobrou talento até para o sobrinho Fabien, um grande artista.
 Fiz um primeiro desenho da Torre de Belém, a grafite. Gosto do resultado, principalmente da composição.
Pausa para almoço. Gerard não para de desenhar! E queria mais - levantou e saiu repentinamente...precisava de mais. Não estava satisfeito com o que havia produzido até aquela hora do dia.
Encontramos com ele novamente mais tarde, e todos desenhamos mais uma vez a torre.
Eu fiz uma aquarela, que secava instanteneamente no papel, mesmo apesar de eu ter umedecido o mesmo.
Os sketchbooks de Gerard Michel, o meu, Antoine Michel e Fabien Denoel
O pessoal avaliando os desenhos. A senhora da foto é a Ivenka.

Resumindo um pouco, acabei voltando sozinho para o centro de Lisboa, e fiz mais um desenho, dessa vez a nanquim.

Que dia foi aquele?!!
Como dizem os amigos portugueses, foi 'brutal'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário