25 abril 2011

Desenhos do feriado - A Pompéia

Passar um feriado em São Paulo pode ser bem agradável. Tempo ótimo, sossego e bons amigos por perto.
Eu aproveitei para desenhar bastante pelas ruas do bairro. Na quinta-feira eu dei uma escapada já meio tarde, por volta das 16:30hs. Fui andando rapidamente para procurar um local novo para desenhar, mas acabei indo para um lugar já 'explorado' anteriormente - o Morrão, ou Praça Diogo do Amaral. Há uns meses eu fiz uma aquarela lá.




Dessa vez eu comecei com nanquim, sem saber muito bem qual rumo o desenho iria tomar. Acabou ficando tarde, e eu me distrai com as belas luzes do por do sol, que me levaram a fazer uma aquarela rápida no pequeno bloco de Arches. Na sexta-feira à tarde retornei à praça e finalizei o desenho. Foi a primeira vez que eu fiz um desenho em duas sessões.
Sobrou tempo ainda para mais um estudo de céu. Esses estudos foram feitos direto no pincel, sem desenho de base - não haveria tempo para isso. A luz mudava muito rapidamente.


No sábado de manhã eu sai com um objetivo: fazer um desenho de um esquina interessante que eu havia observado há um tempo. Gosto da maneira como a rua sinuosa se encontra com a ladeira. As paredes da casa desgastadas pelo abandono, os postes tortos, a fiação elétrica, e a rica volumetria da construção  tornam essa esquina um tanto pitoresca. Perfeita para uma aquarela.


Foi gostoso conversar com alguns moradores do local. Com um deles compartilhei a simpatia pela construção, que disseram ter mais de 50 anos...Uma moça tirou até fotos do desenho! Fiquei contente.
No final da aquarela, eu já estava cercado de crianças, que morriam de curiosidade para ver tudo o que eu estava fazendo, para ver o meu material de trabalho...Quando um deles ameaçava mexer nos tubinhos de aquarela, o outro gritava: "Não pode mexer em nada!! É só pra ver!!"
Foi um feriado delicioso.

These drawings on the Urban Sketchers blog.

2 comentários:

  1. Adorei seus desenhos e a sua forma de olhar a cidade. Me surpreendeu e isso prova que ainda existem almas sensiveis que nao se prendem somente ao mundo virtual. Parabens!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Visi!! Bom ler seu comentário! Apareça sempre.

    ResponderExcluir