08 abril 2011

10º e 11º Aulas do Curso de Valorização Artística de Projetos

Olá! Depois de alguns dias de pauleira por aqui, finalmente falarei rapidamente sobre as duas últimas aulas do Curso. Os alunos fizeram uma montagem simples de perspectiva com dois pontos de fuga, partindo da base da mesma loja das aulas anteriores. Após uma breve demonstração de montagem de perspectiva e composição de contexto, todos puderam passar um tempo montando seus próprios desenhos por cerca de uma hora. O pessoal me surpreendeu e abusou da criatividade, a ponto de eu ter que conte-los um pouco - afinal o curso não é de projeto arquitetônico e sim de ilustração... Mas foi ótimo ver como cada um segue caminhos diferentes. Um ponto interessante dessas últimas aulas é que tivemos que achar soluções diversas para cada problema. As diferentes volumetrias levaram, por exemplo, à mudarmos a posição da luz solar em alguns casos.
Cada aluno pode escolher as cores para seu desenho, e chegamos a usar um belo 'Crinsom Red' em dois dos trabalhos. Enfim, está sendo muito bacana a troca de informações e experiências entre todos. As nossas manhãs de sábados tem sido deliciosas, não só pelo pão-de-queijo e bolinho de cenoura do 'coffee break'.

Um dia eu decidi que nunca deixaria de ilustrar um post.  Portanto, segue um desenho bem antigo, mas que eu gosto bastante. Perspectiva com dois pontos de fuga, feita na raça e à mão.


Podia ter algum prédio um pouco mais alto no fundo para quebrar a horizontalidade da imagem. Os carros também são mal desenhados e falta uma vegetação, convenhamos. Mesmo assim, acho que ficou bacana o efeito do branco sobre o papel colorido. Esse desenho também tem uma história curiosa: minha prancheta ficava ao lado de uma janela, que dava para um terraço. E não é que, naquele sábado de manhã, a faxineira resolveu 'lavar' os vidros pelo lado de fora? Eu digo 'lavar' mesmo, com mangueira. Bom, a janela estava fechada, óbvio. Mas isso não impediu que entrasse água pelas frestas. Pânico. Pingos para todo lado...E olha que eu não manjava nada de Photoshop naquela época! Eu respirei fundo por 50 vezes enquanto olhava os pingos secarem. Ficou tudo bem...para o bem da mocinha.
Esse não foi o único acidente com água em meus trabalhos, mas a outra história (bem pior) fica para uma próxima...

Um comentário: