01 fevereiro 2011

Terceira Aula do Curso de Valorização de Projetos

No último sábado tivemos a terceira aula do curso. Dessa vez o tema da aula foi a valorização de uma fachada a grafite.
Eu selecionei as plantas e fachadas para o início do curso pois nelas podemos ir aprendendo diversos conceitos e aplicações de técnicas, em um desenho ainda bidimensional. No início desta aula, por exemplo, fizemos um exercício de construção de sombras em uma elevação, com base na geometria. Foi um tópico mais denso, mas muito importante. Depois preenchemos as áreas sombreadas com a técnica de grafite usando massas chapadas e hachuras.
O segundo exercício foi o desenho de árvores, usando referências fotográficas. Aprendemos como 'construir' uma árvore usando alguns conceitos, como nunca engrossar os galhos a medida em que se dividem. Foi uma parte interessante e agradável da aula.



No final, os alunos desenharam as sombras e fizeram uma composição de vegetação na fachada final, sempre atentos a qualidade da linha.
É, basicamente, o mesmo processo que eu uso nas montagens das minhas fachadas, como nesta fachada do arquiteto Allan Malouf:


Aula que vem vamos continuar usando o grafite.

4 comentários:

  1. Muito interessante o curso! Pena que estou longe...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lu.
    Quem sabe um workshop, mais pra frente?

    ResponderExcluir
  3. Onde é ministrado o curso? estou louca pra fazer um curso desses voltado para interiores.. alguém dá uma dica?

    ResponderExcluir