29 agosto 2010

Ladeira da Morte - A Ressureição


Assim foi chamado o campeonato de skate downhill na Ladeira da Morte, no bairro do Sumaré. A última versão desse campeonato rolou em 1989! Naquela época eu andava de skate, e provavelmente eu estava lá naquele dia, ou no ano anterior, em 1988. Veja aqui um vídeo do Grito da Rua, o legendário programa semanal de skate daqueles anos...
Tentei fazer uns sketches do skatistas fazendo manobras, mas não deu muito certo...
Depois fiz um mais estático, dando uma geral do lugar. Era a fase de aquecimento, e a galera descia alucinando. Só quem já esteve lá sabe o quanto essa rua é 'hard' e desafiadora.
Pena não ter podido ficar até mais tarde.
Deixo aqui minha homenagem ao Daniel Sotangi, meu amigo que nunca parou de andar de skate, e que uma semana atrás quebrou o pulso andando lá mesmo...e ficou de fora dessa, infelizmente.
Valeu pela companhia meu velho.

27 agosto 2010

Débora

A minha mulher faz 34 anos hoje.
Eu a conheço a quase 10 anos.
E ela está cada vez mais linda.

Ela é assim, iluminada. Alegre e sorridente. Contagiante. Cativante.
Doce.
Querida.
Amada.

24 agosto 2010

Ladeira da Morte

Aquarela feita no sábado, na Ladeira da Morte, no bairro do Sumaré. Eu estava na praça que fica morro acima. Os prédios ao fundo são das Perdizes e Pacaembú. De lá, da até pra ver o Edificio Itália.
Levei 2 horas para fazer, com sol forte no pescoço (sorte ter levado protetor), que insistia em secar a tinta quase que imediatamente. Tive que encharcar o papel o tempo todo.
Matei as saudades dos meus tempos de skatista, lá pelo final dos anos 80. Íamos para lá, pelo menos 3 x por semana, descer a ladeira, pular as escadas da praça e ficar sentados nos skate, vendo a tarde passar. O nome do lugar se refere, claro, à grande declividade da rua e sua extensão. Acho que ninguém morreu lá...mas muitos joelhos já foram ralados, e alguns ossos já foram partidos.
A propósito, próximo domingo haverá um campeonato de skate downhill lá. To afim de ir desenhar novamente, e curtir 'a vibe'.
Alguém topa?

21 agosto 2010

SketchJazz

Quinta-feira venci o sono e a preguiça e fui participar de uma 'balada ilustrada' com os ilustradores Joel Lobo e Fabio Corazza, que são os criadores deste evento que acontece faz um tempo, quase semanalmente.
O local foi o "The Blue Bar", e a banda foi "Marcos Ottaviano & Kiko Moura Project".
Sonzão de primeiríssima. Até 3 guitarras rolando juntas. Animal.
Bom, acabei fazendo vários desenhos, envolvido pela música e pelo clima do lugar. Usei nanquim e marcadores.
Interessante foi notar como a percepção e a intuição vão esquentando...até o ponto em que o traço flui mais rápido que a intenção. Gostei de ter me arriscado mais nestes sketches.
Os músicos, muito simpáticos passaram por lá para bater um papo e olhar os desenhos.
Nesta página do Facebook, você encontra informações sobre o SketchJazz, e pode ver os desenhos do Fabio e do Joel.

13 agosto 2010

Croquis rápidos com aquarela


Um post simples para dar um 'movimento' neste blog, que anda bem parado por sinal.
Fiz essa aquarela a pedido da arquiteta Sylvia Chaves. Deveria ser um desenho rápido (e foi), apenas para mostrar uma idéia geral ao cliente. Gostei do resultado, principalmente pelo 'blending' de uma vista com a outra. Ás vezes os desenhos mais simples são os que melhor vendem um projeto: sugerir, apenas, pode ser mais valioso que mostrar tudo nos mínimos detalhes.

02 agosto 2010

Sketchcrawl - Pela oitava vez

Sábado foi dia de Sketchcrawl!
Mais uma vez eu estava lá, matando um pouco as saudades de desenhar na rua.
O local escolhido foi o Parque da Juventude, onde ficava o Carandiru.
Não deu para conhecer o parque todo, pois ficamos concentrados próximos à biblioteca municipal.
Fiz poucos desenhos, e rápidos, quase preguiçosos.
Depois assisti a uma palestra com o grande Benício, um mestre da ilustração, que produziu milhares de capas de livros, cartazes de filmes e até desenhos de arquitetura. Me chamou a atenção a sua simplicidade, simpatia e o amor ao desenho. Vale a pena visitar o site dele - de cair o queixo.

Comecei aquecendo a mão desenhando as pessoas, e logo passei a desenhar a estação de metrô (que para mim foi o desenho que eu mais gostei). Depois fiquei um bom tempo envolvido com a perspectiva do prédio da biblioteca . Eu queria acertar o ângulo e as proporções exatamente como eu estava enxergando a cena. Tentei duas vezes, e os desenhos ficaram quase idênticos! Acho que eu precisaria ter distorcido mais. Ou ter encanado menos.
Os outros fiz à lápis, durante a palestra do Benício.
Foi, como sempre, muito legal ver o pessoal reunido para desenhar.