25 junho 2010

Pessoas...

Falta de tempo...estou na sétima perspectiva de um conjunto de 14 que tenho que fazer até meados de julho. Pauleira.
Hoje faço um post rapidinho, só pra não deixar esse espaço muito abandonado.
Minha dificuldade em desenhar pessoas era notória no começo - na faculdade de arquitetura pessoas se tornam simplesmente 'escalas humanas'.
Com as perspectivas tive que começar a me virar, e ai foi surgindo a necessidade de usar referências.

Esse desenho acima foi muito legal fazer, principalmente pelas referências que tive que selecionar...Uma loja de roupas íntimas no Shopping Iguatemi precisava mostrar à administração como seria o desfile de sua marca, do lado de fora da loja. Dá pra ver no desenho onde eu usei referências e onde não. Bem, na verdade há muito erros de anatomia e equilíbrio. Eu também deixava as pessoas sem rosto (que é relativamente comum em desenhos arquitetônicos), mas hoje acho isso estranho, e parecem manequins. Mesmo assim eu ainda gosto dessa imagem. Montei a perspectiva com base em uma foto do local e o arquiteto João Mansur coordenou.
Atualmente eu uso fotos coletadas na internet e 'colo' mesmo, sem dó. Não dá pra ficar especulando muito no papel e é preciso agilidade. Assim eu tiro o fundo das fotos e insiro nas montagens (no photoshop) na posição e tamanho exatos. Ai é só imprimir e passar a limpo. Às vezes fico um tempão arranjando as pessoas nessas montagens, o que é bem divertido. O cuidado que deve ter é inserir as pessoas na proporção certa.

Esse conjuntinho acima eu fiz separadamente para inserir em uma perspectiva já finalizada, como já mostrei em um post anterior.

Essas senhoritas estão desenhadas no orininal de uma perspectiva desse recente trabalho. Os rostos ainda são difíceis para eu fazer, até por causa do tamanho reduzido dos originais, mas dá pra fazer umas maracutaias no computador depois. De qualquer forma, ficam muito pequenos no contexto da imagem, então não importa muito.
Opa, o post se extendeu...escrevi demais, me empolguei.
E vamos em frente, desenhando sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário