08 maio 2010

Monumento às Bandeiras

O Monumento às Bandeiras foi concebido e construído entre 1921 e 1953, pelo escultor Victor Brecheret.
Talvez eu teria dado mais atenção antes, à estes gigantes de granito, se tivesse lido as seguintes palavras, de Menotti de Picchia:
"Não há quem desconheça a concepção de Brecheret:  é uma arrancada de bandeirantes para a conquista da Terra Virgem. É um instantâneo da vida de uma Bandeira, apanhado com impressionante felicidade. Tudo ali é força, movimento e ação. Os homens, surpreendidos numa subida, caminham para o alto: é o idealismo paulista em ação."

 Para fazer a aquarela, tive que observar cada detalhe da escultura, separando visualmente cada figura. 
Descobri detalhes curiosos e interessantes: a raposa no ombro de um deles e o bebê mamando no colo de uma índia. Depois tentei reagrupar as figuras novamente, organizando as áreas de sombra e simplificando o máximo que podia. Enquanto fazia o estudo a grafite, eu pensava: "como é difícil fazer isso em um papel...Imagine com àquelas dimensões...e em pedra! "
Tarefa colossal. Pensar nessa empreitada que Brecheret enfrentou, fez com que a aquarela parecesse coisa de criança.

3 comentários:

  1. Muito bom mesmo seus trabalhos!!! Gosto muito da maneira com que você faz seus desenhos, finalização, clima, cor muito bom! Já nos encontramos no Sketchcrawn, mas como sempre.... muita gente, muita conversa e nem vi seus trabalhos. Vou estar sempre por aqui e indicar seu blog para meus alunos também!! abraço!
    sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço Avelino.
    Acabei de conhecer seu blog e adorei o que vi lá. Um prazer receber um comentário de um fera como vc.

    Abs

    ResponderExcluir