25 maio 2010

Condominio de Alto Padrão

Em Março desse ano recebi uma solicitação para fazer algumas imagens de um empreendimento diferenciado em Bragança Paulista, São Paulo. Na verdade o condomínio já existe há 10 anos e está consolidado, mas a incoporadora está lançando a última fase de lotes, associada à construção de um novo clube para o local.
O prazo parecia razoável: seriam apenas 4 pranchas para fazer em 25 dias. Fato é que quando comecei a primeira, vi o quanto eu teria que produzir. As 3 plantas baixas teriam 80 x 50cm e a perspectiva 60 x 40cm. Haja grafite e aquarela! Devo ter gasto um tubinho inteiro de veridiano...
Enfim, consegui entregar tudo no prazo e o clinte parece ter gostado. 
Ele pediu para eu não mencionar o nome do condomínio por enquanto, mas me autorizou a divulgar o trabalho.
A primeira prancha que eu fiz foi a implantação dos lotes novos (acima). A novidade foi eu mesmo ter feito as legendas - normalmente isso fica a cargo das agências de publicidade, mas foi bom cuidar dos desenhos até a etapa final.
A segunda foi a implantação geral do condomínio, mostrando a sede, os lagos, clube hípico, campo de golfe e áreas de mata preservada, além das trilhas, ciclovias e circuitos de cavalo.

A terceira prancha foi a implantação do clube, com projeto do Marcos Tomanik que, gentilmente, me indicou para a incorporadora para fazer o trabalho.
Enfim, a perspectiva. Uma das maiores que eu já fiz em aquarela. Gosto dos ipês amarelos formando uma curva na base do desenho e a luz do sol no canto superior.

Essa foi a montagem do desenho.
E uma foto da minha mesa com o desenho colado.
Foi um trabalho bacana de fazer, mas foi um desafio lidar com desenhos tão grandes.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eduardo, como sempre representando muito bem, a última prancha na mesa olhei rápido pensei que fosse uma maquete física. Visito sempre seu blog, pois tenho muito o que aprender.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Vanuza!
    Gostei qd vc confundiu o desenho com uma maquete!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Belíssimas aquarelas, parabéns.
    Como vocês usa a montagem do desenho em grafite? O desenho com aquarela não está feito sobre a montagem, ou sim?

    ResponderExcluir
  5. Oi Elena,
    Obrigado!
    Primeiro, eu imprimo a base do Autocad e adiciono a vegetação à mão, faço alguns ajustes de perspectiva, estudo as sombras e reforço alguns traços. Depois, eu passo a montagem para o papel definitivo (de aquarela) usando a mesa de luz. deve-se evitar ao máximo manipular muito ou usar demais a borracha no papel de aquarela.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Eduardo por esse trabalho, ficou show, meu sonho é chegar a esse momento kkk.

    sou estudante de arquitetura estou, estou no primeiro semestre, estou adorando o mundo da arquitetura, a arte de desenhar de projetar e etc.. tenho um projeto pra apresentar, uma residencia familiar, nossa nem consigo dormir direito rs. enfim estou tendo uma dificuldade sob implantação, olhando esse teu desenho estou conseguindo a desenvolver melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rodolpho...esse entusiasmo é o que sempre me moveu. Deixa o desenho e a arquitetura crescerem cada dia mais dentro de você. Abraços

      Excluir
  7. Parabéns Eduardo pelo trabalho, ficou show de bola, sensacional, uma verdadeira obra de arte, sou estudante de arquitetura estou primeiro semestre, estou adorando a arte de desenhar de projetar, estou tendo algumas dificuldades, mais acompanhando seu blog estou conseguindo a entender melhor.

    ResponderExcluir