28 fevereiro 2010

26th World Wide Sketchcrawl

Sábado, 27 de fevereiro, foi dia de mais um Sketchcrawl, a sexta versão 'oficial' brasileira, das quais marquei presença em todas. Para minha satisfação, o local escolhido para essa versão foi o Jardim da Luz / Pinacoteca do Estado. Fiquei contente, por ter sido uma ótima oportunidade de conhecer esses lugares. Digo isso com uma certa vergonha, porque sou paulistano e nunca havia ido lá, exceto talvez, em alguma ocasião que não me lembro, nos idos de 1970/80. Nunca havia entrado na Pinacoteca...Sim, que vergonha, eu sei disso - mas nunca é tarde para se encantar com lugares fabulosos como esses, nessa cidade que ainda promete me deixar surpreso muitas vezes.
Claro que aqueles esreótipos de violência e degradação urbana nos fazem evitar esse lugares. Infelizmente, alguns são bem reais: dividimos nossa manhã de sábado com prostitutas pra lá de decadentes, loquinhos de carteirinha e bêbados de plantão. Mas nada muito alarmante pois não vi malacos na espreita. Pelo menos lá dentro, não. Talvez eu tenha me sentido mais inseguro quando estive sozinho desenhando no MASP.
Bom, fiz apenas dois desenhos...uma aquarela de uma vista que me chamou bastante a atenção, formada pelo coreto de um lado, a figueira gigantesca  ao centro e a casinha da administração do parque, de outro. Levei mais de duas horas pra fazer...haja paciência.
O outro fiz dentro da Pinacoteca e levei cerca de 45 minutos. Pouco tempo para uma vista complicada, com perspectiva acentuada e muitos detalhes. Mas é sempre assim: só escolho 'pedradas' e mesmo quando o 'objeto' é simples, eu encontro um jeito de complicar...

A maratona só acabou depois de uma sessão de modelo vivo, no atelier do Mauricio Takiguthi, onde faço curso de desenho (aliás, falarei disso mais pra frente). Mais duas horas de desenho quase ininterrupto, que só terminou lá pelas 19:30hs. Fiquei quebrado, mas foi muito legal, pra variar.
Quero mais. Quero desenhar muito mais. Quero continuar redescobrindo essa cidade, que antes eu odiava (que exagero), e agora gosto muito. Não posso dizer ainda que eu amo São Paulo, mas ela tem me surpreendido bastante.

5 comentários:

  1. Infelizmente nesse eu não pude ir. :(

    Mas de toda a São Paulo a Pinocoteca do Estado é a minha maior paixão! Eu até dou uma volta no jardim...Mas não me contenho, sempre tenho que entrar na Pinacoteca. Aquele lugar tem uma energia fantástica. E diferente do lado de fora, me sinto mais segura taambém.

    No carnaval eu tive a oportunidade de entrar no Mosteiro São Bento por conta de uma exposição chamada arte e espiritualidade. Eles abriram as portas pela primeira vez para o público explorar os 3 andares do mosteiro. E em detalhes vc vê a recuperação histórica da arquitetura monástica e tb alguns detalhes em estilo romântico que caracterizava as abadias européias.

    Você com certeza iria gostar. Qd postar as fotos no Flickr te envio o link, para matar a curiosidade.

    ResponderExcluir
  2. Amanda,
    Logo logo a gente marca um 'sketchday'...tem uma galera do grupo que está afim de sair pra desenhar em qq lugar.
    To louco pra ir ao centro de SP!! Acho que vou pirar o cabeção desenhando por lá.
    Legal saber que vc gosta de arquitetura.

    ResponderExcluir
  3. Fala Bajzek! Valeu pela visita!
    É sempre inspirador ver seus desenhos!

    Esse Sketchcrawl foi o segundo que fui, e realmente me dá essa mesma "surpresa" conhecer a cidade dessa forma. Eu não prestava atenção em muitas coisas da cidade, e depois destes eventos estou, literalmente, vendo com outros olhos! hehe

    Me avise quando tiver um Sketchday! =) Abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Edu, também não gosto de São Paulo ... e nasci aqui, hein ? devia estar acostumada ... mas acho feia, "muvucada" ... talvez essas saídas, a observação com outros olhos, mostre uma cidade diferente mesmo ... é que ainda não tenho bagagem, senão sairia pra arriscar uns desenhos rsrs
    Bom domingo e até quinta.
    Roberta

    ResponderExcluir
  5. Valeu Roberta...
    Olha, o velho ditado vale aqui: quem não arrisca não petisca. Sugiro você tentar - no mínimo a experiência é muito significativa...muito legal desenhar na rua. E a gente vai pegando o jeito aos poucos: o que desenhar, por onde começar, com que técnica. você pode começar por temas mais simples que um prédio todo. Um detalhe de arquitetura, uma luminária, um banco, qq coisa. E uma coisa ajuda a outra: a gente deve tentar desenhar de tudo um pouco. De retratos à panoramas de cidades.
    Abs!

    ResponderExcluir